Projeto Pré-homologado, implementação suspensa pelo Promotor até à data.
Vila tão antiga como Portugal, Belmonte teve o seu foral em 1199, o seu castelo, juntamente com os castelos de Sortelha e Vila de Touro, formaram durante um longo período a linha defensiva do Alto Côa, apoiados pela muralha natural da Serra da Estrela e pelo Vale do Zêzere.
Às “portas” da Serra da Estrela, a orografia circundante é das mais completas que se pode desejar, permitindo a criação de percursos que vão desde as longas planícies verdejantes à montanha mais dura em pleno PNSE.
Promover o vasto património geológico, natural, paisagístico, orográfico e etnográfico, foram os aspetos tidos em conta na definição da rede de percursos, aliado-se estes fatores à prática do BTT, mas também à prática do Ciclismo de Estrada e Gravel.
Este Centro irá ter ligações aos Centros Cyclin’ Portugal de Manteigas e Sabugal, potenciando-se a criação de grandes rotas entre eles. Curiosa é a próximidade a Grande Rotas já instituidas e que são usadas em parte por alguns percursos, nomeadamente a GR22 – Rota das Aldeias Histórias e a Grande Rota do Zêzere.