Centro Cyclin’ Portugal Homologado e inaugurado em Maio/2017

O Centro Cyclin’Portugal de Seia Aldeias de Montanha é uma infraestrutura de animação permanente vocacionada para apoiar os praticantes de BTT e cicloturismo de montanha.

Situado no sopé da Serra da Estrela com ligação ao Centro Cyclin’ Portugal de Manteigas e à GR22 (Grande Rota das Aldeias Históricas), este Centro tem a sua base de apoio em Santa Comba na antiga Escola Primária equipada com Balneários e Estação de Serviço para bicicletas (com máquina de lavagem e enchimento de pneus e mini-oficina), em regime de self-service. Desenvolvido de forma a mostrar as diversas belezas paisagísticas da zona. O Vale do Rossim, as Penhas Douradas, o Museu da Eletricidade, Senhora do Desterro, Sabugueiro, são algumas das atrações a visitar.

Os percursos que agora se disponibilizam atravessam cenários bucólicos, onde as vinhas além de constituírem um elemento estruturante da paisagem, estabelecem a ligação entre a serra da Estrela e a cultura vinhateira do Dão, como é o exemplo da Rota da Vinhas. Também houve o cuidado de assegurar que os caminhos permitissem a passagem pelos campos que são o pasto das ovelhas Bordaleiras da serra, na Rota do Vale do Seia. E, porque a água está também na génese da instalação de um importante conjunto de centrais hidroelétricas, como não poderia deixar de ser um dos percursos conduz os praticantes às principais centrais que integram a “Cascata” da Estrela.

Por fim, e para os mais bem preparados fisicamente, recomenda-se um conjunto de itinerários que oferecem a possibilidade de fruição de algumas das zonas de maior altitude da serra, onde encontrarão não apenas uma paisagem mais agreste e acidentada, mas também alguns dos seus mais emblemáticos locais, como sejam as Penhas Douradas e o Vale do Rossim, respetivamente nos concelhos de Manteigas e Gouveia. 

Somente com 4 percursos de BTT, acabou por sofrer pela sua “juventude” no âmbito do antigo projeto “Centros de BTT”, numa fase em que regulamentarmente somente se obrigava a este numero mínimo de rotas. Um destino de excelência como este, obviamente merece mais percursos para um território tão vasto e com personalidade, cremos num futuro breve, o seu promotor possa alargar o projeto a outras vertentes e disciplinas velocipédicas, como também um “re-styling” da rede de percursos de BTT-XC.

REDE DE PERCURSOS BTT XC

PERCURSOS

GALERIA