Centro Cyclin’ Portugal Homologado e inaugurado em Abril/2019

Curiosamente chamada como cidade resort histórico, Lagos é, no Algarve, das cidades e consequentemente dos concelhos com maior notoriedade, que vão muito para além da praia, pela sua história, respetivos vestígios e património cultural que dominam a paisagem e a vida. Obviamente, “Algarve” automaticamente está associado a Turismo e Praia. Como qualquer concelho desta região, a visão redutora como zona de turismo tradicional é algo que tem sido trabalhada, não só pelo esforço de criação de outros produtos turísticos também rentáveis, mas também pela necessidade de combater desequilíbrios económicos com localidades do interior algarvio quase sempre ignoradas mas com atrativos e potencial.

Este centro vem revitalizar e dinamizar boa parte do interior do concelho, como por exemplo a Mata Nacional Barão de S. João com um passado histórico, espaço de lazer de excelência onde já existe um Parque de Merendas e alguns percursos pedestres implementados, mas também uma interação especial com a Via Algarvia, esta Grande Rota que atravessa todo o Algarve interior e que tem tido sempre um tratamento e cuidado muito especial deste Municipio no trabalho de manutenção daqueles trilhos e sinalização.

No trabalho desenvolvido entre a VERTENTEMAGENTA e o promotor, o Município de Lagos, o sucesso, a motivação e um dos motores deste projeto, foi o envolvimento de todos os clubes locais, da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João e do próprio Centro Cultural onde está sediada esta infraestrutura, que destacamos por desde o inicio deste processo percebermos ter feito toda a diferença, seja na idealização, no funcionamento atual e na vigilância na deteção de problemas eventuais.

Neste momento o projeto está baseado em percursos de BTT XC, mas está para breve a evolução com a atualização da rede de percursos, a que serão adicionadas rotas de Ciclismo de Estrada, Gravel, bem como uma Grande Travessia que tirará partido da rota da Travessia da Costa Vicentina.

REDE DE PERCURSOS BTT XC

PERCURSOS




GALERIA